Seja muito bem vindo!!!

Prezado(a) visitante:
É com muito prazer que recebo sua visita no Blog Avaliação Física em Foco. Meu objetivo com este espaço é disponibilizar textos, artigos e protocolos que são utilizados nas ciências da atividade física como ferramentas para a utilização dos mais diversos leitores como: profissionais e estudantes de Educação Física, profissionais e estudantes da área da saúde, amantes do esporte, leitores que desejam melhorar sua performance, enfim, a todos os amantes da valiosa ferramenta chamada Avaliação Física que nos serve como fonte de diagnóstico e agente norteador para a excelência na prescrição do exercício.

Aproveito para convidar a todos os profissionais que desejam publicar suas colaborações a participarem da forma que quiserem. Façam comentários, críticas, sugestões e claro, o espaço esta aberto para colocarem seus próprios textos para enriquecer cada vez mais este espaço.

Grande abraço!!!

Prof. Ms. Diogo Pantaleão

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O USO DE DOBRAS CUTÂNEAS PARA O CÁLCULO DO % DE GORDURA.

O USO DE DOBRAS CUTÂNEAS PARA O CÁLCULO DO % DE GORDURA.
O uso das medições das dobras cutâneas para avaliar a composição corporal é feito há mais de um século. O objetivo destas medidas é predizer a densidade e a gordura corporal total e regional para identificar riscos à saúde. Após serem realizadas as medições conforme os protocolos específicos para sexo, idade, raça e aptidão física, podemos estimar o % de gordura corporal. Este método é duplamente indireto sendo amplamente utilizado em situações de campo e clínica, pois são fáceis de administrar com um custo relativamente baixo.
As equações antropométricas que utilizam as dobras cutâneas podem generalizadas ou específicas para grupos populacionais. Equações específicas devem ser utilizadas somente para aquele grupo homogêneo específico em que foram feitas as análises. Por exemplo, se a equação utilizou como amostra somente indivíduos de 10 a 18 anos do sexo masculino e da raça negra, esta equação não deve ser utilizada para estimar a composição corporal em pessoas que fujam a estas características, com o risco de subestimar ou superestimar o valor encontrado. Sempre que possível, as equações específicas devem ser preferencialmente utilizadas, pois são mais precisas que as generalizadas, diminuindo desta maneira o erro da predição.
As aplicações para avaliar a composição corporal segundo Heyward e Stolarczyk (2000) são:
·         Identificar e proporcionar entendimento aos riscos à saúde associados a níveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal total;
·         Identificar riscos à saúde associados ao acúmulo excessivo de gordura intra-abdominal;
·         Monitorar mudanças na composição corporal associadas a certas doenças;
·         Para formular e avaliar a eficiência de intervenções nutricionais e de exercícios físicos na alteração da composição corporal;
·         Estimar o peso ideal;
·         Monitorar mudanças associadas ao crescimento, desenvolvimento, maturação e idade.
No próximo post estarei apresentando algumas equações específicas e generalizadas largamente utilizadas pelos profissionais da área de saúde.

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção do mesmo. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!

Grande abraço e estou grato pela sua visita que é sempre especial!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário