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É com muito prazer que recebo sua visita no Blog Avaliação Física em Foco. Meu objetivo com este espaço é disponibilizar textos, artigos e protocolos que são utilizados nas ciências da atividade física como ferramentas para a utilização dos mais diversos leitores como: profissionais e estudantes de Educação Física, profissionais e estudantes da área da saúde, amantes do esporte, leitores que desejam melhorar sua performance, enfim, a todos os amantes da valiosa ferramenta chamada Avaliação Física que nos serve como fonte de diagnóstico e agente norteador para a excelência na prescrição do exercício.

Aproveito para convidar a todos os profissionais que desejam publicar suas colaborações a participarem da forma que quiserem. Façam comentários, críticas, sugestões e claro, o espaço esta aberto para colocarem seus próprios textos para enriquecer cada vez mais este espaço.

Grande abraço!!!

Prof. Ms. Diogo Pantaleão

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pontos de Corte do IMC em escolares

IMC – PONTOS DE CORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Índice de Massa Corporal
            O Índice de Massa Corporal ou Índice de Quetelet é a relação entre a massa(kg) e estatura(m), sendo calculado pela fórmula:

            O IMC vem sendo usado frequentemente em pesquisas epidemiológicas pela facilidade de aplicação do método. Entre diversas variáveis antropométricas, principalmente da massa e estatura corporal, têm sido a forma mais utilizada e aceita para a avaliação do estado nutricional de crianças e jovens(1), além de ser um bom índice de avaliação da adiposidade corporal e um indicador de doenças cardiovasculares(2).
            As tabelas com os pontos de corte sugeridos na literatura para baixo peso, eutróficos, sobrepeso e obesidade podem ser divididas em internacionais, mistas e nacionais. A escolha de qual padrão de referência utilizar é amplamente discutido e questionado na literatura(3,4,5).
            O padrão internacional de referência é estabelecida pelo CDC (Center for Disease and Control and Prevention)(6). A amostra é unicamente formada por americanos de 2 a 20 anos, sendo adotados pontos de corte do percentil 5, 85 e 95 para o baixo peso, sobrepeso e obesidade respectivamente.
            O padrão misto e nacional são derivados das curvas de percentil que passam pelos pontos de corte do IMC que representam 17,5kg/m2(7) e 16,0kg/m2, 17,0kg/m2 e 18,5kg/m2 para baixo peso(8), 25kg/m2 para sobrepeso e 30kg/m2 para obesidade, de indivíduos com 18(9) e 20 anos(7). A construção destes pontos ocorreu através do método estatístico LMS(7,8,9).
            O padrão misto surge a partir de questionamentos sobre a arbitrariedade dos pontos de corte utilizados através de percentil e a utilização de dados de crianças e adolescentes americanos para determinar padrões internacionais(9). A Força Tarefa Internacional de Obesidade (International Obesity Task Force - IOTF) produziu uma tabela de pontos de corte internacionais de IMC para sobrepeso e obesidade(9), e mais recentemente para baixo peso(8). Foram obtidos dados representativos descrevendo o peso e a estatura em idades entre 2  e 18 anos, de ambos os gêneros, usando dados populacionais dos Estados Unidos, Cingapura, Holanda, Hong Kong, Reino Unido e Brasil.
            O padrão nacional(7) surge da necessidade possuirmos uma tabela específica para brasileiros e verificar se outros padrões são condizentes com a nossa situação de crescimento e desenvolvimento. A pesquisa é de extrema relevância, visto que a amostra é representativa de brasileiros com dados de 13.279 homens e 12.823 mulheres com idades entre 2 a 19 anos, extraídos da Pesquisa Nacional de Nutrição e Saúde de 1989. A construção deste padrão abriu um grande precedente para discussões e averiguações na população brasileira.

1.    WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). A Growth Chart for International Use in Maternal and Child Health Care: Guidelines for Primary Health Care Personnel. Geneva, 1988.

2.     TURCONI, G.; GUARCELLO, M.; MACCARINI, L.; BAZZANO, R.; ZACCARDO, A.; ROGGI, C. BMI values and other anthropometric and functional measurements as predictors of obesity in a selected group of adolescents. Eur J Nutr. 2006; 45: 136–143.

3.     TOMKINS, A. Que padrões usar para medir obesidade em crianças?. J Pediatr. 2006; 82(4): 246-248.

4.     WANG, Y.; WANG, J. Q. A comparison of international references for the assessment of child and adolescent overweight and obesity in different populations. European Journal of Clinical Nutrition.  2002; 56: 973–982.

5.     KAIN, J.; UAUY, R.; VIO, F.; ALBALA, D. C. Trends in overweight and obesity prevalence in Chilean children: comparison of three definitions. European Journal of Clinical Nutrition. 2002; 56: 200–204.

6.     KUCZMARSKI, R. J.; OGDEN, C. L.; GUO, S. S. et al. 2000 CDC growth charts for the United States: Methods and development. National Center for Health Statistics. Vital Health Stat. 2002; 11(246).

7.    CONDE, W. L.; MONTEIRO, C. A. Valores críticos do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. J Pediatr. 2006; 82(4): 266-272.

8.    COLE, T. J. et al. Body mass index cut offs to define thinness in children and adolescents: international survey. British Medical Journal. 2007; 335: 194-202.

9.    COLE T. J.; BELLIZZI, M. C.; FLEGAL, K. M.; DIETZ, W. H. Establishing a standard definition for child overweight and obesity worldwide: international survey. British Medical Journal. 2000; 320: 1240-1243.

Este texto é uma pequena parte do capítulo que tive o prazer de escrever no livro do amigo Alexandre Machado: Manual de Avaliação Física – Alexandre F. Machado. Ed. Ícone - 2010.
- Disponível para compra em:
http://www.iconeeditora.com.br/produto.asp?nomeproduto=978%2D85%2D274%2D1076%2D2&categoria=Educação Física
 - Link para download com os principais artigos de conteúdo dos pontos de corte de IMC:

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Grande abraço e estou grato pela sua visita que é sempre especial!!!

4 comentários:

  1. Olá Diogo!
    Achei o seu blog muito interessante, assuntos que sempre nos deixam confusas aqui está bem explicado.
    Parabéns!!!

    Penha Gama

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  2. Olá Penha, muito obrigado pelo comentário!!! O objetivo é exatamente este, trazer informação clara e com relevância mesmo que o leitor não seja da área.
    Grande abraço

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  3. olá, vi vc no blog do Claudinho Guimarães, o qual elaborei como fã, e vim conferir seu blog tbém...como sou prof. de ed.física adorei tudo que li, tudo com base científica, trabalho exemplar, parabéns!...vou divulgar seu link no meu blog educação física conceitos ok?
    http://educacaofisicaconceitos.blogspot.com.br/
    abraço!

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    1. Olá Nanny,
      Agradeço pelo comentário e agradeço se fizer a divulgação, também colocarei um link aqui para o seu!!!
      Grande abraço

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