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É com muito prazer que recebo sua visita no Blog Avaliação Física em Foco. Meu objetivo com este espaço é disponibilizar textos, artigos e protocolos que são utilizados nas ciências da atividade física como ferramentas para a utilização dos mais diversos leitores como: profissionais e estudantes de Educação Física, profissionais e estudantes da área da saúde, amantes do esporte, leitores que desejam melhorar sua performance, enfim, a todos os amantes da valiosa ferramenta chamada Avaliação Física que nos serve como fonte de diagnóstico e agente norteador para a excelência na prescrição do exercício.

Aproveito para convidar a todos os profissionais que desejam publicar suas colaborações a participarem da forma que quiserem. Façam comentários, críticas, sugestões e claro, o espaço esta aberto para colocarem seus próprios textos para enriquecer cada vez mais este espaço.

Grande abraço!!!

Prof. Ms. Diogo Pantaleão

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A AVALIAÇÃO FÍSICA É NECESSÁRIA?

 
Muitos de nós que trabalhamos nesta área algum dia já ouvimos esta pergunta não é verdade? Na realidade, muitas são as respostas. Acredito que a maior dificuldade é não sabermos qual será a resposta mais adequada e suficientemente esclarecedora para o entendimento dos benefícios, talvez, por isso, esta se torna uma pergunta difícil de responder a priori. Ao longo deste post pretendo apontar respostas e tornar a pergunta um link para uma excelente forma de começar uma relação de confiança do cliente com o avaliador(a).
A pergunta é muito frequente porque de alguma forma o avaliado não esta se sentindo a vontade com a condição de ser avaliado. Eles podem ser tímidos, envergonhados e até remeterem o nome "Avaliação" com lembranças que não sejam positivas, no entanto, a maioria simplesmente não compreende o objetivo. Uma minoria não gosta, e não gosta mesmo, contudo, fazem por compreenderem que é necessário. A minha maior preocupação são com os que já fizeram e acreditam que a avaliação não é necessária. Provavelmente em algum momento o canal de comunicação do profissional com o cliente falhou, por isso, o mesmo passa a ver a avaliação como uma forma de gastar dinheiro e não percebe como elas lhe servem de instrumento para alcançarem seus objetivos. Afinal, como o cliente deve ver a avaliação física?
A minha pretensão é postar as razões para a realização e, apresentar subsídios ao profissional de Educação Física para explicar ao cliente sobre a importância de ser avaliado.

O perfil do cliente e os objetivos da avaliação deverão ser os agentes norteadores da resposta, por isso, cada um deve formular a sua. Imaginem um avaliador que trabalha com atleta que visa somente a performance e, um idoso que objetiva melhora da saúde e da qualidade de vida. Quando eles fazem a mesma pergunta logicamente à resposta deverá ser diferente, no entanto, os objetivos das avaliações serão praticamente os mesmos.
Acredito que a primeira coisa que devemos desmistificar é o conceito que Avaliação Física é somente para medir e atribuir números com a finalidade de dizer se está bom ou ruim. A verdade, é que a avaliação é parte de um processo pedagógico do treinamento que envolve: o teste, a medida, a avaliação dos dados coletados e o próprio treinamento. Dentre os principais objetivos da Avaliação Física segundo Machado (2010) e Marins & Giannichi (2003) devem ser:
·         Diagnosticar;
·         Determinar o processo em que o indivíduo se encontra;
·         Determinar o progresso do indivíduo;
·         Classificar os indivíduos;
·         Selecionar os indivíduos;
·         Reajustar o treinamento;
·         Manter padrões de performance;
·         Motivar.
As avaliações podem ter uma característica diagnóstica, formativa e somativa, sendo conceituadas abaixo:
·         Diagnóstica: Análise de pontos fortes e fracos de um indivíduo ou do grupo em relação a uma determinada capacidade.
·         Formativa: Análise sobre o progresso dos indivíduos ou do grupo no decorrer do progresso de treinamento. Esta avaliação é sustentada através da retroalimentação durante o processo que aponta e corrigi os pontos necessários.
·         Somativa: É a soma de todas as avaliações realizadas no fim de cada unidade de planejamento, com o objetivo de obter uma visão geral da evolução do indivíduo ou do grupo.
Quando falamos sobre o processo pedagógico no qual faz parte a avaliação física, precisamos entender o que são os testes, a medida e a avaliação.
·         O teste é um instrumento, uma prova definida ou mesmo um procedimento ou técnica utilizado para se obter uma informação que seja idêntica e siga padrões pré-definidos para todos os indivíduos avaliados. Ex: teste de massa corporal.
·         A medida é o processo preciso e objetivo para coletar as informações do teste, sendo atribuído um valor numérico. Ex: a medida em kg da massa corporal do indivíduo.
·         A avaliação é a determinação da importância ou o valor da informação obtida em comparação com critérios estabelecidos. Ex: o avaliado pode ser classificado em relação à sua massa corporal apresentando-se com baixo peso, eutrófico, sobrepeso ou obeso.
No geral, é imprescindível gerar conhecimento de forma que o cliente compreenda que as avaliações não são o julgamento final, e sim, parte indivisível do processo de evolução do treinamento, que tem a finalidade de alcançar os objetivos propostos pelo educador físico em consonância com os objetivos do cliente.
             
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Grande abraço a todos e grato pela visita!!!
1.    MACHADO, A. F. Manual de Avaliação Física. São Paulo: Ícone, 2010.
- Disponível para compra em:
http://www.iconeeditora.com.br/produto.asp?nomeproduto=978%2D85%2D274%2D1076%2D2&categoria=Educação Física

2.  MARINS, J. B.; GIANNICHI, R. S. Avaliação & Prescrição de Atividade Física - Guia Prático. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

3 comentários:

  1. Excelente texto professor. Parabéns !!!
    Já tinha lido o capítulo que o Sr.escreveu no livro do Machado, excelente referência!!Abraços

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  2. Querido Leandro Raider, muito obrigado pelo seu comentário!!! Com este Sr. ai você quer me derrubar jogador...
    grande abraço

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  3. Diogo,
    concordo inteiramente com sua postagem, e tenho total convicção de que a avaliação física é parte fundamental de um processo de treinamento qualificado. Gostaria de levantar uma questão. Se nós, profissionais de educação fisica, entedemos isso, porquê as academias de ginastica cobram a mais por esse serviço, deixando a criterio do aluno a realização ou não da mesma. Entendo também, que todo trabalho que nós realizamos deve ser valorizado e tem um custo. Não seria mais interessante pegar o custo dessas avaliações e dilui-lo nas mensalidades dos alunos? Dessa forma estaríamos cobrando pelo nosso serviço, e além disso, utilizando essa ferramenta tão importante para prescrição e controle do treinamento. Não trabalho na area de academia, mas esta é uma visão que tenho há algum tempo. Talvez os profissionais dessa area possam ter uma ideia mais clara sobre o assunto.
    Bernardo Miloski
    Prof Mtdo pela UFJF na area do Controle da Carga de Treinamento.
    Preparador Físico do PEC.

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