Após calcularmos e avaliarmos a quantidade de gordura estimada devemos explicitar ao avaliado sobre as suas necessidades e propormos um objetivo para uma próxima avaliação. A maioria das pessoas que buscam modificações da composição corporal são aquelas com excesso de massa corporal, seja por razões estéticas ou de saúde. Por isso, devemos criar metas para alcançarmos os objetivos com o treinamento, assim como na nossa vida!!!
O importante é frisarmos que as mudanças propostas são apenas o começo do caminho e, que este é um trabalho diário e nada fácil de ser conquistado. Muitos até costumam brincar que o objetivo é eliminar o excesso de gordura corporal e não perder, pois quem perde pode reencontrar aquele excesso!
Mais abaixo vocês irão perceber que estarei usando o termo massa corporal desejada ao invés de peso ideal. O motivo é simples: raramente o ideal pode ser alcançado logo na primeira proposta de treinamento, aliais dificilmente alguém consegue chegar ao ideal, pois estamos sempre querendo mais e mais... Acredito que o ideal é a realização de propostas paulatinas de mudanças na composição corporal para não causarmos aquele efeito de desânimo pela lonjura do ideal.
Diante disso estes são os passos a serem seguidos para o cálculo da massa corporal desejada:
1º passo: Saber a massa corporal e o % de gordura estimado, idade e nível de atividade física.
Hipoteticamente teremos uma mulher de 35 anos com pratica regular de atividade física. Possui 80 kg de massa corporal e 30 % de gordura estimada.
2º passo: Determinar um plano de objetivos para a avaliada.
Por exemplo, para uma primeira proposta o objetivo acordado com a avaliada será reduzir este percentual em 5 %, ou seja, 25 % no total.
3ºpasso: calcular o valor da massa corporal magra, massa de gordura e a massa corporal desejada.
Massa de gordura= 30 % x 80 kg ® Massa de gordura = 24 kg
Massa corporal magra = Massa corporal - Massa de gordura
Massa corporal magra = 80 kg – 24 kg ® Massa Corporal Magra = 56 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário