Seja muito bem vindo!!!

Prezado(a) visitante:
É com muito prazer que recebo sua visita no Blog Avaliação Física em Foco. Meu objetivo com este espaço é disponibilizar textos, artigos e protocolos que são utilizados nas ciências da atividade física como ferramentas para a utilização dos mais diversos leitores como: profissionais e estudantes de Educação Física, profissionais e estudantes da área da saúde, amantes do esporte, leitores que desejam melhorar sua performance, enfim, a todos os amantes da valiosa ferramenta chamada Avaliação Física que nos serve como fonte de diagnóstico e agente norteador para a excelência na prescrição do exercício.

Aproveito para convidar a todos os profissionais que desejam publicar suas colaborações a participarem da forma que quiserem. Façam comentários, críticas, sugestões e claro, o espaço esta aberto para colocarem seus próprios textos para enriquecer cada vez mais este espaço.

Grande abraço!!!

Prof. Ms. Diogo Pantaleão

terça-feira, 21 de junho de 2011

Classificação do Teste do Quadrado (PROESP-BR)

Classificação do Teste de Agilidade – Teste do quadrado (PROESP-BR, 2009)




Abaixo as tabelas de classificação referentes aos rapazes e moças.


Estou muito grato com sua visita que é sempre especial, grande abraço!!!

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!

sábado, 11 de junho de 2011

Teste de agilidade

Teste de Agilidade – Teste do quadrado (PROESP-BR, 2009)

Teste indicado à crianças e adolescentes.

Material: um cronômetro, um quadrado desenhado em solo antiderrapante com 4m de lado, 4 cones de 50 cm de altura ou 4 garrafas de refrigerante de 2 L do tipo PET1.
Orientação: O aluno parte da posição de pé, com um pé avançado à frente imediatamente atrás da linha de partida. Ao sinal do avaliador, deverá deslocarse até o próximo cone em direção diagonal. Na seqüência, corre em direção ao cone à sua esquerda e depois se desloca para o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção ao último cone, que corresponde ao ponto de partida. O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso. O cronômetro deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado realizar o primeiro passo tocando com o pé o interior do quadrado. Serão realizadas duas tentativas, sendo registrado o melhor tempo de execução.
Anotação: A medida será registrada em segundos e centésimos de segundo (duas casas após a vírgula).

1-  Testes de fidedignidade foram realizados com garrafas do tipo PET em relação aos cones de 50cm tendo sido encontrado índices de correlação intra-classe 0,93.

Na próxima postagem uma tabela de classificação para o teste.

Estou muito grato com sua visita que é sempre especial, grande abraço!!!

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!