Seja muito bem vindo!!!

Prezado(a) visitante:
É com muito prazer que recebo sua visita no Blog Avaliação Física em Foco. Meu objetivo com este espaço é disponibilizar textos, artigos e protocolos que são utilizados nas ciências da atividade física como ferramentas para a utilização dos mais diversos leitores como: profissionais e estudantes de Educação Física, profissionais e estudantes da área da saúde, amantes do esporte, leitores que desejam melhorar sua performance, enfim, a todos os amantes da valiosa ferramenta chamada Avaliação Física que nos serve como fonte de diagnóstico e agente norteador para a excelência na prescrição do exercício.

Aproveito para convidar a todos os profissionais que desejam publicar suas colaborações a participarem da forma que quiserem. Façam comentários, críticas, sugestões e claro, o espaço esta aberto para colocarem seus próprios textos para enriquecer cada vez mais este espaço.

Grande abraço!!!

Prof. Ms. Diogo Pantaleão

sábado, 16 de abril de 2011

Cálcule seu Risco Cardiovascular pelo RCQ

RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL (RCQ)

A relação cintura/quadril ou RCQ é um método antropométrico simples para avaliar riscos cardiovasculares relacionados ao excesso de gordura localizados na parte central do corpo. É mais adequado em adultos do que em crianças e adolescentes.
A relação cintura-quadril é calculada dividindo-se a medida da circunferência da cintura em centímetros pela medida da circunferência do quadril em centímetros.


É importante salientar que são diversos os locais de aferição para cintura e quadril na literatura, contudo, este método desenvolvido por Bray & Gray (1988) foi utilizado como ponto de referência para as medidas a padronização do Anthropometric Standardization Reference Manual (Capítulo escrito por Callaway, 1988). Este padrão indica que a cintura deve ser aferida no ponto mais estreito do tronco e a circunferência do quadril no nível máximo dos glúteos, conforme a figura abaixo.


Abaixo uma tabela de classificação por faixa etária proposta por Bray & Gray (1988).

          
          Em uma sugestão geral não considerando a faixa etária, os valores acima de 0,94 para homens e 0,82 para mulheres são considerados pelos autores como de alto risco metabólico para consequências adversas a saúde.



Estou muito grato com sua visita que é sempre especial, grande abraço!!!

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!

sábado, 9 de abril de 2011

Classificação do teste de 50m

CLASSIFICAÇÃO DO TESTE DE VELOCIDADE DE 50 m

Após a belíssima postagem do colega Carlos Alves sobre testes de velocidade, segue abaixo uma classificação para o teste de 50 m.



Estou muito grato com sua visita que é sempre especial, grande abraço!!!

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!

sábado, 2 de abril de 2011

Teste de velocidade

Teste de Velocidade
Para avaliação da velocidade de corrida de forma eficaz deve-se lançar mão da utilização de células fotoelétricas, deixando as avaliações com uma maior precisão, contudo pode-se também realizar estes testes com o uso de cronometro manual, contudo com uma precisão inferior.
 As células fotoelétricas serão ligadas à um cronômetro digital (0,01seg.) que se acionam quando o sujeito passa no ponto de partida e para quando o mesmo passa na linha de chegada. O melhor resultado corresponde ao menor tempo gasto para percorrer a distância.
Pode ser realizado o teste de velocidade em 30m, que ao realizar um único sprint fornece os resultados de velocidade de aceleração e velocidade máxima de corrida em linha reta.
Para avaliação da velocidade de aceleração o tempo deve ser registrado nos 10m iniciais. O teste consiste em percorrer uma distância de 10m à velocidade máxima. Os sujeitos percorrem a distância mencionada individualmente e dando início à prova de acordo com a sua vontade (sem estímulo para partir). No fim de cada corrida registra-se o tempo gasto para cobrir a distância pretendida.
Para avaliação da velocidade máxima, o tempo deverá ser registrado nos 30m totais de teste. O teste consiste em percorrer uma distância de 30m à velocidade máxima e a prova decorre nos mesmos moldes do que já foi descrito para o teste dos 10m.
Prof. Mst. Carlos Alves.
Mestrando em Avaliação e Prescrição da Actividade Física na UTAD - Portugal
Secretário de Esportes de Quatis.

Estou muito grato com sua visita que é sempre especial, grande abraço!!!

Por favor cliquem nos anúncios do Blog pois eles ajudam na manutenção. É só clicar e deixar abrir, nada mais!!!

Prof. Mst. Diogo Pantaleão